Por Carla Morando, deputada estadual
Neste Dia Internacional da Mulher, cumprimento todas as mulheres que vieram antes e tornaram possível a realidade que vivenciamos e reafirmo nosso compromisso em seguir trabalhando em várias frentes de apoio e empoderamento da mulher, lutando por políticas públicas para garantir segurança, cuidado e apoio.
Vivemos numa sociedade em que temos 23 milhões de mulheres – valor que corresponde a 51,3% da população paulista e a ⅕ da população feminina brasileira. Infelizmente os direitos ainda não são iguais, mesmo tendo avançado consideravelmente. Temos ainda muito trabalho a cumprir em especial no que diz respeito à violência doméstica e a oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tramita nosso projeto de lei nº 1694/2023 que obriga o agressor a ressarcir os custos dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência doméstica e familiar no âmbito do Estado de São Paulo. Também votamos a favor do auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica em São Paulo.
Lutamos por políticas públicas que garantam às mulheres seus direitos preservados e cada vez mais representatividade no poder público, privado e em toda a sociedade. Trabalhamos para que mais cidades sigam o exemplo de São Bernardo do Campo que, através do trabalho do meu marido e prefeito, Orlando Morando, avançou a partir de 2017 em diversas frentes, desde a eliminação da fila de espera por vaga em creche até a criação do Hospital da Mulher, a Vara de Violência Doméstica, a Delegacia da Mulher e o convênio com o Governo do Estado para construção da Casa da Mulher para atendimento à mulher em situação de violência doméstica e vítima de discriminação. É uma imensa alegria contribuir através do meu mandato como deputada para a efetivação destas benfeitorias e muitas outras.
Reiterando nossa luta por mais representação feminina no Poder Público e na iniciativa Privada, comemoramos nossas conquistas trabalhando muito para que nós mulheres tenhamos os mesmos salários e direitos dos homens. Vamos à luta, unidas sempre, buscando políticas públicas e mais leis em favor das mulheres, paridade no mercado de trabalho e representatividade feminina na política. Afinal, como disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet, “uma mulher na política, muda a mulher. Muitas mulheres na política, muda a política”.
Vamos em frente. Juntas construiremos uma sociedade mais igualitária e justa.
Feliz Dia Internacional da Mulher!