Uma delegação representando o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC embarcou rumo à China com o propósito de explorar oportunidades na transição para a eletrificação dos veículos. Durante a visita, realizada ao longo de dez dias, os dirigentes tiveram a chance de conhecer de perto diversas montadoras de veículos leves e pesados elétricos, fabricantes de baterias, semicondutores e empresas de tecnologia.
Durante os encontros na China, os representantes do sindicato também destacaram a importância do Grande ABC no cenário automotivo brasileiro e o papel fundamental que o sindicato desempenha na reindustrialização da região. Houve apresentações sobre a história e potencialidades do ABC, visando atrair interesse de empresas para investimentos na região.
Após o retorno ao Brasil, o próximo passo será o envio de cartas-convite às empresas chinesas para conhecerem a região e as oportunidades de investimento. O sindicato já identificou áreas ociosas em São Bernardo e Diadema.
Recentemente, uma carta de intenções foi assinada com a Chery e a Beijing Peak Automotive, evidenciando o interesse mútuo em explorar oportunidades na região.
Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ressaltou a importância de políticas públicas para impulsionar a requalificação dos trabalhadores. Ele destacou as diferenças entre a dinâmica do mercado brasileiro e chinês, enfatizando a necessidade de investimentos em educação e capacitação profissional.