Cotidiano

Processo de cassação de Orlando Morando é suspenso após pedido de vista

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) parou na última terça-feira (2) o julgamento da ação contra o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), por abuso de poder político. A desembargadora Danyelle Galvão solicitou vista do processo. O placar atual é de 2 votos a favor do prefeito, mas ainda faltam quatro votos para conclusão.

A ação, movida pelo PT em dezembro, alega que Morando realizou publicações de cunho eleitoral nos meses que antecederam a eleição de 2020, na qual foi reeleito. No primeiro dia de julgamento, o relator Cotrim Guimarães rejeitou a cassação e inelegibilidade do prefeito. Em seguida, o desembargador Marcio Kayatt empatou o placar ao pedir a cassação e a inelegibilidade de Morando.

Em 29 de fevereiro, a juíza Cláudia Bedotti pediu vista e hoje se posicionou a favor do relator, negando a cassação e inelegibilidade de Morando. “O conteúdo está dentro da esfera legal e não afeta a igualdade de oportunidades dos candidatos”, afirmou.

Posteriormente, a desembargadora Danyelle Galvão solicitou novo pedido de vista, o que levou o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a suspender a votação. O resultado parcial é de dois votos a favor de Morando e um contrário.

Com informações do Diário do Grande ABC

Compartilhe!