A Scania, presente no Brasil desde 1957, alcançou a marca de 500 mil caminhões fabricados no país. A montadora sueca, que iniciou suas operações no bairro do Ipiranga, em São Paulo, mas atualmente está localizada em São Bernardo do Campo. A mudança ocorreu em 1962, cinco anos após sua chegada ao Brasil. Hoje, a unidade de produção tem capacidade para fabricar 30 mil veículos por ano e emprega cerca de 6 mil colaboradores.
Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para a América Latina, destaca o crescimento da empresa: “Dobramos de tamanho nos últimos 20 anos, graças a investimentos contínuos, mostrando a importância do mercado brasileiro para a Scania. Esse sucesso se deve à qualidade dos nossos produtos, à responsabilidade nos negócios e às relações de confiança com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade”.
A planta de São Bernardo, a primeira da Scania fora da Europa, também se tornou um centro industrial de exportação. Produtos são enviados para 52 países a partir do Porto de Santos (SP). Com uma área construída de 214 mil metros quadrados, a fábrica realiza processos de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos, caixa de câmbio, além da montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Manter a fábrica atualizada com talentos e tecnologia sempre foi nossa prioridade”, afirma Podgorski.
Com informações do EaeMaquina