Com o apoio do governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, e a adesão da maioria dos prefeitos da região, São Bernardo do Campo oficializou, nesta quarta-feira (01/08), seu retorno ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Lima durante uma reunião com autoridades locais, após a aprovação legislativa que permitiu a reintegração da cidade à entidade, da qual estava desligada desde 2021.
Durante o encontro, o presidente interino do Consórcio, Taka Yamauchi, que também exerce o cargo de prefeito de Diadema, celebrou a decisão de São Bernardo, destacando a importância da união regional para os debates estratégicos em áreas como mobilidade, habitação e saneamento. A formalização do retorno será concluída na próxima assembleia entre os prefeitos das sete cidades.
Taka Yamauchi reforçou que o retorno de São Bernardo representa um importante passo para a integração regional. “Para nós, é uma grande felicidade receber o retorno de São Bernardo, numa visão regional, onde temos discussões amplas, em todas as áreas”, pontuou.
Após a vistoria às obras do BRT-ABC, Felicio Ramuth destacou a relevância da colaboração regional e colocou o governo do estado à disposição para agendas conjuntas. “A gente não vive isolado em ilhas. É importante essa participação conjunta. O governador Tarcísio (de Freitas) sempre diz da importância desta aproximação, esse trabalho conjunto com os prefeitos. São eles quem têm a sensibilidade do dia a dia da sociedade. Assim, conseguimos investir melhor os recursos do Estado, escutando os prefeitos. Parabenizar São Bernardo por aderir novamente ao Consórcio”, enfatizou Felicio.
Por fim, o governador em exercício anunciou uma reunião com todos os prefeitos do Grande ABC no Palácio dos Bandeirantes. “Já vamos, de pronto, agendar a primeira reunião já com o time completo lá no Palácio dos Bandeirantes. Contem com o Estado para seguirmos juntos, na direção certa”, afirmou.