Notícias

São Bernardo anuncia pagamento de valores atrasados a professores

O prefeito de São Bernardo, anunciou nesta quinta-feira (30), durante reunião no Cenforpe com cerca de 1.000 professores e servidores da rede municipal, que irá quitar os R$ 29 milhões em pagamentos atrasados desde agosto de 2022, referentes à progressão da carreira dos profissionais da educação.

Segundo Lima, os valores de 2024 serão pagos sem atrasos, mas o montante acumulado será parcelado devido a limitações orçamentárias. “A progressão está liberada. Vou cumprir a lei e pagar em dia a partir deste ano. No entanto, como há uma grande demanda represada, precisaremos negociar a forma de pagamento”, explicou o prefeito.

A progressão é um benefício financeiro concedido aos profissionais da educação com base na capacitação e no tempo de serviço, conforme o Estatuto do Magistério de São Bernardo. Além de garantir os pagamentos, o prefeito também planeja reformular esse estatuto para melhorar a remuneração e valorizar os profissionais da área. Ele sugeriu a criação de uma comissão de professores para elaborar uma proposta até abril, com a possibilidade de aprovação no segundo semestre. “Quero construir o maior Estatuto do Magistério da história desta cidade para que os professores não precisem buscar melhores condições em outros municípios”, declarou.

Refeições e reajuste salarial

Outra medida anunciada é a liberação das refeições servidas nas escolas também para os profissionais da educação, sem prejuízo do vale-alimentação. O prefeito afirmou que buscará uma solução jurídica para viabilizar essa mudança, já que atualmente os recursos das refeições são destinados exclusivamente aos alunos.

Marcelo Lima também prometeu reajuste salarial para os profissionais da educação, mas pediu paciência, pois ainda precisa acertar outras pendências financeiras, como dissídios atrasados dos profissionais da saúde e pagamentos em atraso das empresas terceirizadas de merenda escolar, que ameaçam entrar em greve. “São problemas diferentes, mas estamos resolvendo. Vamos seguir avançando”, concluiu.

Compartilhe!