Notícias

Caravana da Saúde inicia produção de próteses dentárias em São Bernardo

A Caravana da Saúde começa neste fim de semana (17 e 18 de maio), a atender uma demanda antiga da população de São Bernardo: a fila por próteses dentárias, que em alguns casos chega a até cinco anos de espera. A ação beneficiará 8.354 pacientes que aguardavam por esse tipo de atendimento.

Os serviços serão realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Alvarenga, Silvina e Nova Petrópolis, além de 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre elas Baeta Neves, Rudge Ramos, Demarchi e Taboão. Centenas de profissionais estarão mobilizados para garantir o atendimento, com a meta de zerar a fila em até 90 dias.

“A saúde é uma das nossas prioridades, e temos trabalhado nisso desde o primeiro dia de governo”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. Ele também fez um apelo à população: “Compareçam às consultas e exames. Nossas equipes confirmam os agendamentos por mensagem e telefone, mas é essencial que as pessoas não faltem, para evitar desperdício de recursos públicos”.

Mais atendimentos no fim de semana

Além dos atendimentos odontológicos, a Caravana da Saúde realizará mais um mutirão de consultas e exames em diversas especialidades. Estão programados 5.311 atendimentos em áreas como cirurgia vascular, urologia, proctologia, cirurgia geral, neurocirurgia, otorrinolaringologia, reumatologia, pneumologia (adulto e infantil), hepatologia, gastroenterologia pediátrica, nefrologia e endocrinologia.

Na oftalmologia, serão oferecidas consultas para avaliação geral, catarata, retina, glaucoma, plástica ocular, atendimento infantil e estrabismo, além de diversos exames complementares. Também estão agendados exames de imagem como ultrassonografias, raio-x e ressonâncias magnéticas.

Os atendimentos acontecerão durante todo o fim de semana, das 7h às 19h, na Policlínica Centro, na Poli Imagem, no Hospital de Clínicas e no Hospital de Olhos.

Capacitação para profissionais de odontologia

Como parte das ações de melhoria da rede, a Secretaria de Saúde promoveu no dia 9 de maio uma capacitação técnica para dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. Ao todo, 293 profissionais participaram de treinamentos em Tratamento Restaurador Atraumático (ART), Tratamento Expectante e manipulação do ionômero de vidro.

A capacitação, realizada com apoio da empresa SDI, buscou disseminar práticas de odontologia minimamente invasiva, compatíveis com a realidade do SUS, promovendo tratamentos mais acessíveis, eficazes e com menor custo.

Compartilhe!