Notícias

Câmara de São Bernardo aprova sessão solene do Dia do Star Wars

Os vereadores de São Bernardo do Campo aprovaram nesta última quarta-feira (4) um projeto de resolução que institui oficialmente a celebração do Dia do Star Wars na cidade. A proposta, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PRTB), prevê a realização de uma sessão solene todo 25 de maio, em referência à data de estreia do primeiro filme da saga, lançado em 1977 por George Lucas.

Segundo o texto aprovado, a iniciativa busca reconhecer o impacto cultural da franquia, que está prestes a completar 50 anos e se mantém como um dos maiores fenômenos do cinema mundial. “Star Wars influenciou gerações e é conhecido mesmo por quem nunca assistiu aos filmes, graças à sua presença marcante na mídia e a elementos icônicos como os sabres de luz, os Jedi, os Stormtroopers e o Darth Vader”, diz a justificativa do projeto.

Ary de Oliveira, que admitiu não ser fã assíduo da saga, contou que a ideia partiu de uma sugestão externa. “Me sugeriram fazer a sessão solene em homenagem aos 50 anos da franquia. Como São Bernardo ainda não tem esse reconhecimento, vamos fazer. Vamos até exibir o trailer do filme”, afirmou o parlamentar.

Embora o “Dia de Star Wars” seja popularmente celebrado em 4 de maio — devido ao trocadilho em inglês “May the Fourth be with you” —, a data oficial reconhecida pelo projeto será 25 de maio, marco da estreia do primeiro longa da série, intitulado Star Wars: Uma Nova Esperança.

A comemoração já faz parte do calendário geek internacional, sendo adotada por fãs e, posteriormente, pelas produtoras Lucasfilm e Disney.

Compartilhe!