Notícias

São Bernardo expande quadro da Educação e contrata 293 profissionais desde janeiro

A Prefeitura de São Bernardo,  reforçou o quadro de servidores da rede municipal de ensino com a contratação de 293 profissionais entre janeiro e a última sexta-feira (13). A medida visa ampliar a capacidade de atendimento aos cerca de 72 mil alunos das 177 escolas municipais e garantir a qualidade do ensino oferecido.

As contratações são oriundas de concurso público realizado em 2022, cuja validade foi prorrogada por mais dois anos em março deste ano. Somente na última sexta-feira, a nomeação de 107 novos servidores foi publicada na edição do Notícias do Município. Essa nova leva inclui: 34 professores, 42 auxiliares em educação, 24 oficiais de escola, cinco ajudantes gerais, um nutricionista e um psicólogo. Todos devem iniciar as atividades a partir de 3 de julho.

Com os reforços nomeados desde o início do ano, a Secretaria de Educação contabiliza o ingresso de 140 professores, 75 auxiliares em educação, 12 coordenadores pedagógicos, 35 oficiais de escola, 18 diretores, além de nove ajudantes gerais, dois encanadores, um nutricionista e um psicólogo.

Além do reforço no quadro de pessoal, a Prefeitura também tem investido na valorização e formação dos educadores da rede. No dia 11 de junho, foi inaugurada a Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope) Marta Teixeira, que já iniciou suas atividades atendendo 4.708 professores — da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas começaram no dia seguinte à inauguração, em 12 de junho.

A criação da Efope resgata o propósito original do antigo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), inaugurado em 2004, que havia deixado de cumprir sua função como espaço permanente de capacitação docente.

Projeções e metas

Segundo o cronograma da Secretaria de Educação, no segundo semestre, mais 564 professores das disciplinas de Educação Física, Arte e Inglês, além de 255 coordenadores pedagógicos, também passarão a frequentar a formação, totalizando 5.527 profissionais atendidos em 2024.

A meta para 2026 é ainda mais ampla: incluir também os 1.006 professores substitutos, atingindo um total de 6.533 profissionais em formação continuada — todos os que atuam diretamente com os estudantes da rede.

Com isso, a Prefeitura de São Bernardo reforça seu compromisso com a valorização dos servidores e a qualificação constante do ensino público municipal.


Compartilhe!