Notícias

Trabalhadores da Mercedes conquistam reajuste de 7% em São Bernardo

Os trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo aprovaram, em assembleias realizadas nesta terça-feira (17), a proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora. O acordo tem validade de dois anos e assegura reajuste salarial, aumento real e melhorias em benefícios.

Neste ano, os salários terão reajuste de 7%, sendo 5,32% referentes à reposição da inflação (medida pelo INPC) e 1,6% de ganho real, retroativos a 1º de maio, data-base da categoria. Para 2026, já está garantida a reposição da inflação mais 1% de aumento real.

O vale-alimentação também será reajustado: terá aumento de 16,67% ainda em 2025, retroativo a maio, com novo reajuste no mesmo percentual previsto para maio de 2026. O acordo prevê ainda a renovação das cláusulas sociais do contrato coletivo.

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que o resultado é fruto da mobilização e da construção coletiva da categoria. “As negociações nunca são fáceis, mas essa conquista reflete a luta dos trabalhadores por avanços não só econômicos, mas também sociais, como a manutenção de direitos importantes, entre eles as 40 horas semanais, o controle de ponto e o banco de horas”, afirmou.

Selerges também ressaltou a importância da duração do acordo: “Garantir dois anos de validade dá mais previsibilidade aos trabalhadores, permitindo que organizem suas finanças e tenham segurança quanto aos seus direitos no período”.

Na mesma assembleia, os trabalhadores aprovaram uma taxa negocial de 4% para os não sindicalizados. Quem se associar ao Sindicato até 17 de julho terá direito à devolução da taxa.

A unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo emprega cerca de 8 mil trabalhadores, sendo aproximadamente 6 mil na linha de produção.


Compartilhe!