Durante o feriado de Corpus Christi, a Operação Dorme Bem SBC, promovida pela Prefeitura de São Bernardo por meio da Secretaria de Segurança, registrou 202 ocorrências de perturbação do sossego e desordem em diversos bairros da cidade. As ações foram conduzidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), resultando na prisão de quatro pessoas.
Os bairros com maior número de chamados foram Montanhão, Batistini, Dos Casas, Jardim Nascimento, Ferrazópolis e Jardim Calux. Durante a operação, três estabelecimentos comerciais foram fechados, outros sete foram vistoriados, e um veículo foi apreendido.
“A Dorme Bem vem se mostrando eficaz no combate a abusos que prejudicam o descanso das famílias. Além disso, as rondas da Romu têm contribuído no enfrentamento ao tráfico de drogas”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
A ação tem como foco garantir a ordem pública e o bem-estar da população com patrulhamento preventivo, presença ostensiva em áreas críticas, bloqueios em vias de grande movimento e abordagem a veículos com som alto. A operação é orientada por dados da inteligência da Secretaria de Segurança e por denúncias feitas pela população.
Apreensão de drogas e materiais ilícitos
Durante a operação, a Romu apreendeu drogas na Vila São Pedro, resultando na retirada de circulação de: 35 pinos de cocaína, 16 frascos de lança-perfume, 33 papelotes de maconha, 29 papelotes de cocaína Além disso, foram recuperados 8 celulares e 3 cartões bancários.
Apoio às mulheres vítimas de violência
Entre a noite de quarta-feira (18) e a manhã de segunda-feira (23), a GCM também prestou assistência a 28 mulheres vítimas de violência doméstica, reforçando o compromisso com a proteção e segurança das mulheres.
Vistorias em comércios
A operação também contou com a parceria da vigilância sanitária, com vistorias realizadas em estabelecimentos de bairros como Tatetos, Núcleo Santa Cruz, Pós-Balsa, Riacho Grande, Detroit, Calux, Parque São Bernardo, entre outros.
Amparada por legislação municipal, a GCM está autorizada a interditar comércios que causem transtornos à vizinhança, garantindo maior tranquilidade aos moradores de São Bernardo.