Como parte da política de descentralização das atividades culturais, a Prefeitura de São Bernardo abriu inscrições para entidades que queiram ceder gratuitamente espaços físicos para sediar oficinas artísticas promovidas pela Secretaria de Cultura. O chamamento público (edital nº 8/2025) estabelece os critérios para participação e seleção das instituições, que poderão atuar como espaços culturais cooperados, sem repasse de recursos financeiros.
Podem se inscrever até 15 de dezembro deste ano organizações da sociedade civil (OSCs), OSCIPs, associações de bairro, associações esportivas, clubes e espaços culturais. A inscrição deve ser feita pelo site do Mapa Cultural de São Bernardo: mapacultural.saobernardo.sp.gov.br.
No ato da inscrição, cada entidade poderá indicar até três modalidades de oficinas que deseja sediar, além de dias e horários disponíveis. Os espaços selecionados poderão receber até cinco oficinas culturais, conforme sua estrutura. O credenciamento terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
A secretária municipal de Cultura, Samara Dinis, destacou que a iniciativa integra o esforço da gestão para ampliar o acesso à cultura nos bairros. “O prefeito Marcelo Lima estabeleceu novas diretrizes para democratizar a formação artística, valorizar talentos locais e transformar espaços comunitários em pontos de cultura, levando arte e cultura para todas as regiões da cidade”, afirmou.