Neste fim de semana, dias 28 e 29 de junho, a Prefeitura de São Bernardo inicia a entrega de próteses dentárias para mais de 8 mil pacientes atendidos pelo Programa Caravana da Saúde. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, marca um importante avanço na redução da fila de espera por serviços odontológicos no município, beneficiando moradores que aguardavam há mais de cinco anos pelo atendimento.
A entrega simbólica de cerca de 200 próteses ocorrerá ao longo do fim de semana, junto a 1.060 atendimentos agendados, incluindo consultas e moldagens. A iniciativa integra o amplo esforço da gestão municipal para reestruturar a rede de saúde, zerar filas e ampliar o acesso a exames e tratamentos especializados.
“O cuidado com a saúde bucal tem impacto direto na qualidade de vida. Muitos desses pacientes sofrem restrições alimentares e enfrentam desafios emocionais e sociais. Com essa entrega, estamos devolvendo dignidade e bem-estar a essas pessoas”, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
A ação é coordenada pela Divisão de Saúde Bucal, com apoio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sob liderança das diretoras Mariana Mattos (Odontologia Especializada), Samira Balbo (Odontologia Básica) e Débora Cristina Tochetti Perin Durante (Divisão de Saúde Bucal).
Mutirão segue com atendimentos intensificados
Além da entrega das próteses, a Caravana da Saúde também promove neste fim de semana um novo mutirão, com 8.876 atendimentos agendados. A programação inclui cirurgias de catarata, sessões de acupuntura, exames de raio-x em nove UPAs e consultas de fisioterapia ortopédica, entre outros.
Desde o início da atual gestão, em 1º de janeiro, cerca de 96% dos 94.902 procedimentos que compunham a fila de espera foram concluídos até 18 de junho, demonstrando o avanço significativo promovido pela Caravana da Saúde no fortalecimento do sistema de saúde pública do município.