A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, irá abrir um Polo de Educação a Distância (EAD) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que já iniciaram seus estudos neste formato. A medida foi tomada após levantamento presencial com cerca de 300 alunos da modalidade, que apontou que 61 deles desejam concluir o ciclo via EAD.
O novo polo funcionará na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Neusa Bassetto, no bairro Rudge Ramos, com início das aulas previsto para 24 de julho. As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, com turmas multisseriadas do 5º ao 8º termo. O polo atenderá exclusivamente alunos já matriculados no modelo EAD, sem novas vagas nessa modalidade.
A decisão se dá em razão da Resolução nº 3/2025 do MEC, que determina o fim das novas matrículas em EAD para o Ensino Fundamental da EJA a partir do segundo semestre. “Estamos oferecendo essa estrutura para que os estudantes possam concluir o ciclo com sucesso. No entanto, novas matrículas só poderão ser feitas no formato presencial”, destacou Karina Selicani Caróba, da sessão de tutoria da EJA.
Com a necessidade de os alunos se deslocarem uma vez por semana ao novo polo, equipes da EJA visitarão as escolas onde os estudantes estão atualmente matriculados para orientações sobre a nova rotina. A diretora da EJA, Caren da Silva Martinez, reforçou que a escolha pelo modelo EAD será definitiva, sem possibilidade de retorno futuro à modalidade.
Novas inscrições – presencial
Moradores com 15 anos ou mais que desejam iniciar ou concluir o Ensino Fundamental podem se inscrever no formato presencial para o segundo semestre, em uma das 20 escolas municipais que oferecem a EJA. É necessário apresentar RG (do aluno e do responsável, se for menor de idade), comprovante de residência, histórico escolar (se houver) e carteira de vacinação. O processo é gratuito e aberto à população.