São Bernardo do Campo será sede da 67ª edição dos Jogos Regionais, que reunirá cerca de 5 mil atletas entre os dias 11 e 20 de julho. O evento esportivo, realizado em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, contará com 45 modalidades e movimentará representantes de 21 cidades.
O congresso técnico da competição, realizado nesta quarta-feira (25/6) no plenarinho da Câmara Municipal, definiu os confrontos da primeira fase e contou com a presença de delegações participantes. Uma das novidades deste ano é a inclusão do basquete 3×3, que estreia com quatro equipes femininas e nove masculinas — entre elas, o time de São Bernardo.
“Estamos muito felizes em sediar os Jogos Regionais e receber milhares de atletas em nossa cidade. Esse evento movimenta a economia, impulsiona o turismo e valoriza o esporte. Agradeço ao Governo do Estado pela confiança e parceria”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva, destacou a importância da competição para reafirmar o protagonismo esportivo da cidade. “Os Jogos Regionais reforçam o compromisso da nossa gestão em recuperar o esporte de alto rendimento. São Bernardo está preparada para ser novamente referência nacional”, disse.
A trajetória esportiva da cidade também foi reconhecida por representantes estaduais. Alexandre Couviler, chefe do comitê dirigente dos Jogos Regionais, elogiou a estrutura e organização do município. “Quando São Bernardo entra em campo para realizar os jogos, é sinônimo de sucesso garantido”, declarou.
Estiveram presentes no congresso técnico a vice-prefeita Jessica Cormick, o inspetor-chefe da GCM Eduardo Santos, vereadores, representantes da Secretaria Estadual de Esportes e demais autoridades.
Estrutura e locais de competição
As disputas acontecerão em diversos equipamentos esportivos do município, com apoio de entidades parceiras. Entre os espaços estão: Arena Olímpica, Centro de Treinamento de Badminton, Crec Baetinha, Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, Centro de Referência do Idoso, Crebba Luis Bonicio, Campo do Batistini, Selecta, Lavínia, EC Brasil, Ginásio Poliesportivo, Clube Mesc, Ginásio Vitório Zanon, C.E. Vila Baeta, Sesi-SP, Tênis Clube e Ginásio Paulo Cheidde.
Além de fomentar o esporte, os Jogos Regionais servem como seletiva para os Jogos Abertos do Interior, cuja data e local ainda serão definidos.