Com apenas 11 anos, Laura Almeida, nadadora da ADC São Bernardo, entrou para a história da natação brasileira. No último sábado (28), ela quebrou um recorde que durava 33 anos no Campeonato Paulista Petiz, ao vencer os 100 metros peito com o tempo de 1min21s90 — superando a marca anterior de 1min23s01, registrada por Stephanie Brunetti em 1992.
Laura treina no CREC Pauliceia, núcleo de base da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, e já é detentora também do recorde paulista da prova, com o tempo de 1min20s05. A competição está sendo realizada no Centro Cívico de Americana, onde a jovem atleta também quebrou o recorde do campeonato e o paulista nos 200 metros livre, com o tempo de 2min17s23.
“É um dia emocionante para o esporte da nossa cidade. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer pelo trabalho nos núcleos esportivos. Esses resultados mostram que, com planejamento e investimento, São Bernardo volta a ser destaque no esporte de alto rendimento”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Nascida em 2014, Laura comemorou emocionada a conquista. “Ainda nem acredito. Foram 33 anos até esse novo recorde. Estou muito feliz e agradeço a todos da natação de São Bernardo. Somos uma família.”
A treinadora Fernanda Pacce também celebrou o feito: “É difícil colocar em palavras. Também fui atleta e sei o que ela sentiu. É um sentimento de dever cumprido, mas seguimos em frente. Já temos mais 23 atletas se preparando para a Copa São Paulo de Natação na próxima semana. O resultado da Laura é uma inspiração para todos.”
Desde 2023, Laura integra o time do CREC Pauliceia, que reúne 65 nadadores de diversas categorias e representa São Bernardo nas principais competições estaduais e nacionais. Para o secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva, o desempenho da jovem nadadora reflete o acerto das políticas públicas da cidade. “Laura é um orgulho e já virou referência entre os alunos dos cursos de natação. São conquistas como essa que mostram que estamos no caminho certo.”
Esporte para todos
A Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo conta com 23 centros esportivos espalhados pela cidade, atendendo gratuitamente mais de 10 mil pessoas com aulas de modalidades como natação, hidroginástica, dança, vôlei, futsal, basquete, futebol, handebol e muito mais.
As inscrições para os cursos são abertas no início do ano pelo site www.cursosesportivossbc.com, com plantões presenciais nos centros para orientar os interessados.