Notícias

São Bernardo registra queda nos roubos de veículos e objetos pessoais no primeiro semestre de 2025

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que São Bernardo do Campo registrou queda nos índices de criminalidade entre janeiro e maio de 2025. No período, os roubos de veículos caíram 15,01% e os roubos de objetos pessoais diminuíram 14,97% em comparação com o mesmo intervalo de 2024. Os números colocam o município à frente da capital paulista, que teve redução de 12,02% e 13,79%, respectivamente, nesses crimes.

O prefeito Marcelo Lima atribui os resultados à retomada da integração entre as forças de segurança. “Contra números não há questionamentos. Desde o início da gestão, assumimos o compromisso com a segurança da população, e estamos cumprindo. A integração entre as polícias tem sido fundamental para alcançarmos esses resultados históricos”, declarou.

Um exemplo da atuação conjunta foi a prisão de uma mulher conduzindo uma motoneta Honda/Lead roubada em 2024, localizada na Avenida Helvétia, no bairro Suísso. A abordagem foi realizada pela Polícia Militar, e a suspeita foi encaminhada ao 2º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.

O secretário municipal de Segurança, Major Topalian, reforçou o papel da cooperação entre as forças. “Essa é apenas uma entre tantas ações que evidenciam a efetividade da atuação integrada. A queda nos roubos em São Bernardo é fruto de planejamento, presença e trabalho conjunto.”

Operações integradas reforçam policiamento

As reduções nos índices de criminalidade são impulsionadas por ações conjuntas entre a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e a Polícia Civil. Desde fevereiro, a Operação Força Total tem intensificado o policiamento preventivo em regiões estratégicas da cidade, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança e coibir delitos.

Outro destaque é o programa Segurança Direto ao Ponto, que reforça o patrulhamento em horários de pico nos principais pontos de ônibus, garantindo mais proteção aos usuários do transporte público.


Compartilhe!