Notícias

Operação Direto ao Ponto amplia ações e já soma quase 25 mil rondas em pontos de ônibus de São Bernardo

Desde seu lançamento, em 16 de janeiro, a Operação Direto ao Ponto já contabiliza 24.949 rondas realizadas em 987 paradas de ônibus espalhadas por São Bernardo do Campo. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da ROMU e motocicletas da Polícia Militar, resultou na recuperação de 118 itens roubados ou furtados, como celulares, notebooks, tablets e fones de ouvido, além do registro de 12 ocorrências em delegacias.

“Estamos falando de quase dois objetos recuperados por dia. Isso representa um avanço significativo na proteção dos usuários do transporte público, principalmente nos horários de maior movimento”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

Nova etapa com reforço nas paradas de ônibus

Atendendo às demandas populares colhidas nas audiências do programa Voz da Gente – Cidade pra Frente, a Operação entra agora em nova fase. A partir deste mês, a Secretaria de Segurança deslocará viaturas fixas para pontos de ônibus com maior índice de denúncias de insegurança.

“Além das rondas móveis com viaturas e motos, agora teremos presença fixa de GCMs em pontos estratégicos, acompanhando embarque e desembarque para coibir crimes. A escolha dos locais foi baseada nas ligações para o 153 e nas solicitações feitas pela população nos PPAs”, explicou o secretário de Segurança, Major Topalian.

Segurança no transporte público

O objetivo principal da Operação Direto ao Ponto é reforçar a segurança nos principais corredores de ônibus da cidade, nos horários de pico, trazendo mais tranquilidade aos passageiros que dependem do transporte coletivo diariamente.

Integração das forças de segurança

A Operação também integra um conjunto de medidas adotadas pela atual gestão para fortalecer a segurança pública. Desde o início do ano, a GCM atua em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil em diversas operações conjuntas, como a Operação Força Total, com foco no policiamento preventivo.

Outro destaque é a Operação Força Azul Marinho, uma ação regional que reúne as sete GCMs do ABC, com o objetivo de reforçar o patrulhamento nas áreas de divisa entre os municípios. A iniciativa faz parte do programa ABC + Seguro, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.


Compartilhe!