A Secretaria de Saúde de São Bernardo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais, especialmente a hepatite A, que vem registrando aumento de casos no Brasil. A principal forma de proteção é a vacinação, disponível gratuitamente em todas as 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. As hepatites são, muitas vezes, silenciosas, mas podem apresentar sintomas como febre, enjoo, dor abdominal e amarelamento da pele e olhos, e podem evoluir para quadros graves, principalmente em pessoas mais velhas.
A hepatite A é transmitida principalmente por via fecal-oral, em situações de higiene precária ou consumo de água e alimentos contaminados. Também há risco em contextos de convívio próximo ou práticas sexuais com exposição a resíduos fecais. A prevenção inclui cuidados com a higiene, uso de preservativo, não compartilhamento de objetos pessoais e, principalmente, a vacinação. A vacina contra a hepatite A é indicada para crianças de 15 meses a 4 anos, e a da hepatite B é aplicada desde o nascimento, com esquema vacinal também disponível para adultos.
Em São Bernardo, os casos de hepatite A caíram de nove no primeiro semestre de 2024 para dois no mesmo período de 2025. No total, somando os tipos A, B e C, foram registrados 81 casos este ano contra 192 no ano passado, uma redução de 58%. A Secretaria de Saúde reforça que a campanha de conscientização ganha ainda mais força com o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, destacando a importância da imunização como ferramenta fundamental de prevenção.