Notícias

Caminhão elétrico da Mercedes viaja de São Bernardo ao Rio sem recarregar

A Mercedes-Benz do Brasil realizou um teste com o caminhão elétrico eActros 400, que percorreu 422 km entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ), pela Via Dutra, sem precisar recarregar. Mesmo carregando 6.200 kg e com peso bruto total de 19.200 kg, o veículo completou o trajeto com 30% da bateria e consumo médio de 0,70 kWh/km, mantendo velocidade média de 63 km/h.

O teste marca uma nova fase da montadora no Brasil, que agora inclui grandes empresas como Coca-Cola Femsa, Ypê, Braspress e Suzano no uso experimental de caminhões elétricos em rotas reais. Os modelos eActros 300 e 400, com autonomia de até 400 km e capacidade para até 40 toneladas, são voltados para operações interurbanas e de logística. Já o modelo FUSO eCanter será usado em entregas urbanas.

Com motores de até 544 cv, regeneração de energia nas frenagens e recarga rápida em até 1h15, os caminhões ainda oferecem recursos avançados de segurança e cabine adaptada para o sistema elétrico. A Mercedes-Benz, que já tem experiência com ônibus elétricos no país, aposta que o transporte de carga pesada também está pronto para avançar na eletrificação, mesmo diante dos desafios de infraestrutura.


Compartilhe!