São Bernardo atingiu um importante avanço na campanha de vacinação contra a gripe: mais de 50% do público prioritário – formado por idosos, gestantes e crianças – já foi imunizado, somando cerca de 100 mil pessoas. O índice supera as médias estadual (47,08%) e nacional (46,22%), de acordo com dados do Ministério da Saúde até o dia 3 de agosto. A meta da cidade é vacinar pelo menos 90% desse grupo.
O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, reforçou a importância da imunização e alertou para os riscos da queda na cobertura vacinal: “As vacinas são seguras e fundamentais. Hoje, há mais mortes por Influenza do que por Covid, o que mostra a urgência em retomarmos altos índices de vacinação”. Segundo ele, discursos antivacina crescentes desde a pandemia colocam toda a população em risco, especialmente os mais vulneráveis.
Pioneira na região, São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a liberar a vacina da gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade. As doses estão disponíveis nas 35 UBSs da cidade e também no Vacimóvel, veículo que percorre bairros, empresas, escolas e igrejas. No próximo dia 8 de agosto (quinta-feira), o Vacimóvel estará próximo à Igreja Presbiteriana do Rudge Ramos, aplicando vacinas contra gripe e outras do calendário básico. Interessados em receber a visita do veículo podem enviar solicitação para imunizacao.vigilancia@saobernardo.sp.gov.br.