A cidade de São Bernardo do Campo está entre os 27 municípios do estado de São Paulo selecionados para sediar as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. O exame, que será aplicado em 228 cidades por todo o país, contará com mais de 761 mil inscritos e busca democratizar o acesso aos cargos públicos federais. No Grande ABC, além de São Bernardo, cidades como Santo André e São Caetano também devem receber candidatos.
As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de outubro para todos os inscritos. Já a etapa discursiva está prevista para 7 de dezembro, destinada apenas aos candidatos habilitados na primeira fase. A escolha da cidade para realização das provas foi feita pelo próprio candidato no momento da inscrição.
O modelo unificado, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, representa um novo formato de seleção para o serviço público federal e valoriza a descentralização, permitindo que moradores do Grande ABC e de outras regiões realizem a prova em seus próprios municípios. A maior concentração de inscritos está nas regiões Sudeste e Nordeste, refletindo o interesse por oportunidades mais amplas e acessíveis.