Reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC na última semana apontou que São Bernardo do Campo deixou de receber R$ 50 milhões em repasses federais e estaduais por não cumprir metas de alfabetização. O município é afetado pelo VAAR (Valor Aluno/Ano Resultado), critério do governo federal que condiciona verbas ao desempenho educacional.
O VAAR redistribui recursos com base em indicadores como proficiência em português e matemática. Segundo a prefeitura, o não alcance das metas resultou na redução de repasses e agora a meta é rever o déficit para evitar novos cortes.
Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostram que, no Estado de São Paulo, apenas 56,4% dos alunos do 2º ano atingiram nível adequado em leitura.
A prefeitura de São Bernardo não divulgou números específicos do município, mas afirmou que está implementando reforço escolar e formação complementar para os profissionais da rede.