O prefeito Marcelo Lima, secretários e vereadores assinaram, em 11/08, adesão à Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres, conforme a Prefeitura de São Bernardo. A mobilização segue até dezembro com participação de lideranças e profissionais de segurança.
A campanha, promovida pela Secretaria da Mulher, terá data oficial no calendário municipal: 6 de dezembro, conforme lei municipal. Autoridades receberam botton com o símbolo da iniciativa no ato de adesão.
Marcelo Lima reforçou o compromisso da gestão em combater a violência de gênero, destacando a importância do apoio masculino para denunciar e prevenir agressões. A secretária Sandra do Leite ressaltou a necessidade da participação masculina para ampliar a proteção às mulheres.
São Bernardo mantém a rede de proteção ativa, com a Patrulha Guardiã Maria da Penha (telefone 153) da Guarda Civil Municipal e apoio da Polícia Militar (190). Denúncias podem ser feitas à Central da Mulher (180) e ao Disque Denúncia (181).
O município oferece atendimento 24h no Hospital da Mulher (Av. Imperador Pedro II, 216) e serviços gratuitos de acolhimento no CRAM (Rua Dr. Fláquer, 208) e na Casa da Mulher Paulista (Rua Senador Ricardo Batista, 300). A Casa de Passagem e o Abrigo Protegido garantem abrigo temporário e de longa permanência às vítimas.