Ruas de São Bernardo do Campo foram tomadas por participantes da 21ª Meia Maratona, realizada no domingo (24). A prova atraiu cerca de 14 mil pessoas em percursos de 21 km, 10 km, 5 km e uma corrida Kids.
A largada e chegada ocorreram na Avenida Kennedy, com o queniano Nicolas Kiptoo vencendo o percurso de 21 km em 1h06min56s. A moradora de Santo André Amanda Capellari, 37 anos, foi a campeã nos 10 km em sua estreia no evento.
A iniciativa também incluiu a Maratona Kids, em parceria com a Arena Sports Looney Tunes. Nos dias anteriores (18 a 22 de agosto), 20 mil alunos da rede municipal participaram de atividades gratuitas; no domingo, 1 mil crianças de 4 a 12 anos correram distâncias entre 50 m e 500 m.
A prefeita Jessica Cormick (Avante), que participou da prova de 5 km, destacou a combinação de “tradição e inovação”, a tranquilidade do evento e o incentivo às crianças. Para o secretário de Esporte e Lazer, Fran Silva, a edição se consolidou como a maior já realizada, unindo diversas faixas etárias.
A organização contou com reforço da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito e bloqueios estratégicos para garantir segurança e fluidez nas vias, como Redenção, Jurubatuba, Maria Servidei Demarchi, Anchieta, Piraporinha, entre outras.
CRÍTICAS AOS BLOQUEIOS
Nas redes sociais não faltaram críticas aos bloqueios de vias realizados para garantir o percurso da prova. Moradores de diversas regiões da cidade questionaram a falta de comunicação e a preocupação com a demora na liberação de ruas e avenidas.
Mesmo quem participou da corrida reconheceu que fechamento de acessos da rodovia Anchieta poderia causar problemas de deslocamentos. “Cumpri os 5km para os quais me inscrevi e fiquei preso no acesso ao Centro. Acho que faltou comunicação prévia e mais alternativas para os motoristas”, conta o engenheiro João Rodrigo, de 32 anos.