Cotidiano

São Bernardo aprova Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029

O Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029 foi aprovado por unanimidade na assembleia ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta segunda-feira na sede da Secretaria de Saúde.

O documento, desenvolvido a partir das propostas discutidas durante a XIV Conferência Municipal de Saúde (27 a 29 de junho), intitulada “Desafios e Perspectivas: Saúde pra Frente”, está estruturado em sete eixos estratégicos.

Entre as áreas contempladas estão a Atenção Básica, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência e Vigilâncias em Saúde. O plano busca fortalecer e ampliar as linhas de cuidado e o Sistema Único de Saúde (SUS) em São Bernardo do Campo.

Durante a formalidade da leitura, foram incluídas alterações significativas no texto do plano, como medidas para intensificar a conscientização sobre prevenção ao suicídio e a garantia da construção de uma Casa de Parto na cidade.

Segundo Romero Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretário-adjunto da Saúde, “esse é um momento importante, em que apresentamos para a sociedade as diretrizes do que queremos para a cidade… garantindo os princípios do SUS – universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social”.


Compartilhe!