Cerca de 150 trabalhadores da saúde de São Bernardo, vinculados à Fundação do ABC, realizaram um protesto ontem (29) por melhores condições de trabalho e pelo pagamento de dissídios acumulados. O ato, que partiu do Hospital de Urgência (HU) e seguiu até a prefeitura, culminou com o protocolo de um documento do SindSaúde ABC solicitando a abertura de uma mesa de negociações com a administração municipal.
De acordo com o presidente do SindSaúde ABC, Almir Rogério da Silva, o “Mizito”, o sindicato cobra o pagamento de dissídios dos últimos nove anos e um plano concreto para o fim da escala de trabalho 6×1. O texto protocolado pede a criação de uma mesa de negociação permanente, com a participação da prefeitura, da FUABC, do sindicato e de uma comissão de trabalhadores.
O secretário de Saúde de SBC, Jean Gorinchteyn, que acompanhou parte da manifestação, informou que a prefeitura vem mantendo uma mesa de negociação. Segundo a administração municipal, o foco é o dissídio, a mudança na escala de trabalho para 12×36, entre outros assuntos. A prefeitura afirmou, em nota, que a mobilização foi “uma surpresa”.
Mizito confirmou as reuniões com o poder público, mas negou que tenham sido feitas propostas formais. Segundo ele, os trabalhadores estão indignados e cobram uma promessa feita pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos).
Em comunicado, a FUABC informou que busca soluções conjuntas que atendam aos interesses dos colaboradores, e reforçou o compromisso com a valorização de seus profissionais.
O sindicato pretende entrar com uma representação junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) para solicitar o pagamento de, no mínimo, um salário mínimo para os trabalhadores de residências terapêuticas e a estabilidade para os servidores que participaram do protesto.
O secretário Jean Gorinchteyn afirmou que está disposto a receber uma pauta de reivindicações, mas de representantes dos trabalhadores e não do sindicato, a quem ele se referiu como um movimento “político”.
Com informações do DGABC e ABCD Jornal
Imagens: Reprodução / Instagram SindSaúde