O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou que parte do terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, será utilizada para a implantação de um pátio de manobras da Linha 20-Rosa do metrô. O espaço foi adquirido por R$ 850 milhões por um fundo ligado à empresa Prologis e tem 1 milhão de metros quadrados.
De acordo com o governador, entre 25% e 30% da área ficará destinada ao metrô, enquanto o restante poderá ser conciliado com a instalação de um centro logístico. A Prologis pretende utilizar a maior parte do terreno para o empreendimento, com estimativa de até 25 mil empregos.
O governo estadual informou que a construção da Linha 20 deve começar pela região do Grande ABC. Já o processo de desapropriação da área do Taboão, também em São Bernardo, está em andamento. Em paralelo, será implantado outro pátio próximo à estação Santa Marina, na Lapa, em São Paulo.
A Linha 20-Rosa terá cerca de 33 km de extensão e 25 estações, segundo estudos atuais. O Metrô executa o projeto básico, com sondagens e levantamentos em diferentes pontos. A primeira fase deve ligar Santo André à estação Saúde, na Linha 1-Azul, em um modelo de concessão à iniciativa privada.