O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) decidiu não tentar a reeleição para a Câmara e lançou sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo. O político, que tem sua base eleitoral e política em São Bernardo do Campo e no ABC Paulista, deve disputar votos no campo da centro-direita no estado.
A decisão foi tomada após o parlamentar encomendar uma pesquisa em sua região, o que o levou a estimar um potencial de 2 milhões de votos apenas no ABC. Manente avalia que essa base regional lhe confere um ponto de partida vantajoso em relação a outros potenciais concorrentes na disputa.
Em 2024, o deputado concorreu à Prefeitura de São Bernardo do Campo, indo ao segundo turno com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi derrotado por Marcelo Lima (Podemos). Em 2018, a senadora Mara Gabrilli foi eleita por São Paulo com 6,5 milhões de votos.
O atual cenário para o Senado em São Paulo, conforme fontes políticas, tem a confirmação da candidatura do secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite (PP). O governo Lula (PT) tem sinalizado apoio ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), mas sem descartar o ministro Fernando Haddad (Fazenda).