A Weg anunciou um novo passo em sua estratégia para a mobilidade elétrica e vai investir R$ 12 milhões na construção do Weg eMobility Center, em São Bernardo do Campo. O espaço funcionará como centro de assistência técnica e reciclagem de componentes, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
A empresa já produz e fornece peças para veículos elétricos, como motores, baterias e inversores, presentes em ônibus e caminhões. Agora, o novo centro vai concentrar serviços de manutenção, incluindo a troca de componentes de ônibus elétricos, além de testar a reutilização de baterias para armazenamento de energia quando sua autonomia chegar a 80% da capacidade.
Segundo a Weg, a escolha por São Bernardo foi estratégica, devido à proximidade com a capital paulista, que conta hoje com mais de 800 ônibus elétricos em circulação — 6% da frota total. Mais de 60% desses veículos já utilizam componentes da empresa. A expectativa é fornecer equipamentos para cerca de 300 ônibus em 2025 e ultrapassar 500 unidades em 2026.
O investimento será destinado tanto à construção do prédio quanto à compra de estoque, principalmente de baterias, que representam o item de maior custo.
De acordo com Carlos Bastos Grillo, superintendente de digital e sistemas da Weg, a mobilidade elétrica é uma das quatro megatendências globais seguidas pela empresa, ao lado da eficiência energética, energias renováveis e eficiência operacional.