Cotidiano

Prefeitura inicia limpeza do Piscinão do Paço para prevenir enchentes

A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta semana a limpeza do Piscinão do Paço, dentro do planejamento de drenagem da cidade. Os serviços de desassoreamento e manutenção terão duração de 20 dias, preparando a estrutura para a temporada de chuvas que se intensifica no verão.

Segundo a administração municipal, a previsão é remover cerca de 600 toneladas de material orgânico do reservatório. O trabalho é feito por empresa especializada, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que também fiscaliza as atividades.

A prefeita Jessica Cormick destacou que as ações são permanentes para reduzir riscos e minimizar os impactos das chuvas. O secretário de Serviços Urbanos, Fernando Longo, reforçou que o combate às enchentes começa antes do verão, com a manutenção preventiva de piscinões e córregos.

Considerado o maior projeto de drenagem urbana do País, o Piscinão do Paço tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. Acima dele, a esplanada de 24 mil m² é usada para lazer e recebe eventos públicos e privados.

Além da limpeza de reservatórios, a Prefeitura mantém obras de micro e macrodrenagem, operação de polder e elevatórias 24h, além de serviços de zeladoria, coleta porta a porta e o Programa Bota-Fora.


Compartilhe!