O novo terminal de ônibus e trólebus no centro de São Bernardo do Campo, que irá integrar o Corredor ABD ao futuro BRT-ABC, tem previsão de ser inaugurado em outubro de 2026. A informação foi confirmada pela empresa Next Mobilidade ao site Diário do Transporte.
As obras começaram nesta segunda-feira (22) com a demolição do antigo terminal, construído nos anos 80. Uma parada provisória foi montada nas imediações para atender os passageiros durante a construção.
Segundo a concessionária, o projeto do novo terminal está orçado em R$ 44 milhões. O espaço terá cobertura, iluminação em LED, áreas de convivência e tecnologia embarcada para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos milhares de passageiros que utilizam o transporte público diariamente.
O novo terminal é parte do projeto do BRT-ABC, um corredor de 18 km que ligará São Bernardo, Santo André e São Caetano do Sul à capital paulista (terminais Tamanduateí e Sacomã). O sistema contará com 96 ônibus elétricos articulados, chamados E-Trol, que podem funcionar com energia da rede aérea ou por bateria.
Apesar de a Next Mobilidade garantir o cumprimento das exigências do Governo do Estado, o governador Tarcísio de Freitas alertou que o consórcio pode ser multado ou ter o contrato rompido por atrasos nas obras.
A concessionária afirma que já abriu novos turnos de trabalho e que o cronograma foi impactado por exigências ambientais e questões judiciais. A ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado) será a responsável por fiscalizar e acompanhar a obra.