O atleta Thiago Borges Lacerda, que treina no Centro de Excelência de São Bernardo do Campo, conquistou medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado entre 3 e 5 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.
O jovem, de 19 anos, venceu o lançamento de dardo com a marca de 71,84 metros, superando o venezuelano Jhei Valor Zerpa (67,12 m) e o colombiano Miguel Mira Gil (60,49 m).
Destaque do ranking nacional, Thiago já havia obtido sua melhor marca no Troféu Brasil, em agosto, com 71,21 m. O torneio pan-americano reuniu atletas de 18 países e competidores do ranking Top List.
“Fico feliz por representar o Brasil e São Bernardo, que tem me apoiado muito. Essa conquista é essencial para minha carreira”, afirmou o atleta.
Natural de Lagoa da Prata (MG), Thiago treina em São Bernardo desde o início de 2025. Iniciou no atletismo aos oito anos, atuando no salto em altura e distância, até migrar para o lançamento de dardo após uma lesão.
A Seleção Brasileira encerrou o Pan com 11 medalhas, sendo seis de ouro e cinco de prata. Outro atleta da ADC São Bernardo, João Guilherme da Silva, ficou em quarto lugar no lançamento de martelo.
A delegação brasileira contou ainda com o treinador Pedro Attilio e o fisioterapeuta Pedro Helder da Costa, ambos da cidade.
A equipe Sub-20 do Brasil volta a competir entre 31 de outubro e 2 de novembro, no Campeonato Sul-Americano de Lima, no Peru. Os dois atletas de São Bernardo devem representar novamente o país.