Até o final do ano, segundo apuração da nossa reportagem, quatro novas academias, de diferentes redes, devem inaugurar em São Bernardo do Campo. Há ainda duas outras previstas para o primeiro semestre de 2026.
Não há um número total e exato de academias instaladas na cidade. De vários tamanhos, preços e estilos, elas estão nos shoppings, nas principais avenidas e em todos os bairros. Há endereços que contam com unidades quase dividindo o mesmo terreno.
No bairro Nova Petrópolis, por exemplo, em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar, pelo menos, seis academias de grande porte, além de outras pequenas e médias, sem incluir as “nichadas”, voltadas para crossfit, pilates ou artes marciais.
O Brasil é o segundo país com maior número de academias no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os dados são da IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), entidade que reúne profissionais do setor de exercícios físicos ao redor do mundo.
Em 2024, o país contava com cerca de 56 mil academias, um crescimento de 200% em apenas 10 anos, e a explosão de unidades com modelo lowcost (de baixo custo) ajudou nesse crescimento.
Com informações do portal Terra