Eventos

São Bernardo participa pela primeira vez do Circuito Urbano da ONU

A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove, na próxima segunda-feira (13/10), às 19h, o encontro “Centro Municipal de Emergências Climáticas de São Bernardo: governança local”, dentro da programação da 7ª edição do Circuito Urbano, iniciativa internacional coordenada pela ONU-Habitat.

O evento será no anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Circuito Urbano.

A ação marca a primeira participação de São Bernardo no Circuito Urbano, que reúne cidades de todo o mundo para debater temas ligados à agenda climática e ao desenvolvimento sustentável.

A proposta foi aprovada pela ONU-Habitat e tem como objetivo apresentar a estrutura e os programas do Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC), órgão criado em janeiro deste ano.

O encontro contará com especialistas de destaque, como Pedro Jacobi (USP), referência nacional em governança ambiental, Evandro Branco (INPE) e Mariana Carneseca (IPT).

Também participarão Rafael Chasles (SP Águas), Klaus Frey (UFABC), o morador Miramar Marques (Observatório do Rudge Ramos) e a secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Ruth Cristina Ramos, com mediação de Matheus Graciosi, diretor de Gestão Ambiental do município.

Segundo Ruth Ramos, o evento reforça o papel de São Bernardo como protagonista nos debates sobre mudanças climáticas e justiça socioambiental.

“Os desafios impostos pela crise climática exigem diálogo e cooperação entre governo e sociedade. Por isso, convidamos moradores, entidades e universidades para construir soluções conjuntas”, afirmou.

O CMEC, instituído pelo decreto 22.841 de 22 de janeiro de 2025, é formado por 12 secretarias municipais e a Defesa Civil, atuando de forma integrada na prevenção e resposta a desastres ambientais.

A iniciativa é um dos pilares da política local de governança climática, que busca envolver a sociedade civil e diferentes órgãos públicos no enfrentamento das mudanças climáticas.

Com informações da PMSBC


Compartilhe!