Empregos

Imagina isso em São Bernardo? Robô trabalha 10h sem parar em linha de montagem

Nesta semana, voltou a viralizar um vídeo que mostra um robô humanóide trabalhando em uma linha de montagem de automóveis. O equipamento é utilizado pela BMW na Califórnia, EUA, e foi anunciado pela empresa em agosto de 2024.

À época, em nota divulgada à imprensa, a BMW Group informou que “a utilização de robôs humanoides para determinadas situações visa poupar os funcionários de terem que executar tarefas ergonomicamente desajeitadas e cansativas”.

Em março deste ano, a Mercedes-Benz também anunciou a utilização de robôs humanoides em sua fábrica localizada em Berlim, na Alemanha.

Fruto de uma parceria com a empresa norte-americana Apptronik, as máquinas, nomeadas Apollo, foram projetados para substituir os tradicionais robôs industriais, e foram programados para realizar funções como logística interna, inspeções de qualidade e auxílio em tarefas repetitivas.

O argumento da Mercedes é semelhante ao da BMW, declarando que os robôs “otimizam o fluxo de trabalho e minimizam erros humanos”.

Aqui no Brasil, em especial nas fábricas localizadas em São Bernardo, não há qualquer informação sobre a utilização desses robôs. Scania, Volks e Mercedes não responderam ao contato da reportagem sobre o tema até o momento.

Com informações do Olhar Digital


Compartilhe!