Cotidiano

São Bernardo testemunha feito inédito da logística brasileira

Um caminhão 100% elétrico realizou, nas últimas semanas, um feito inédito na logística brasileira ao transportar um contêiner de 27 toneladas do Porto de Santos até a cidade de Paulínia, no interior de São Paulo.

A operação, promovida pela transportadora Gelog para a empresa Syngenta, incluiu a subida da Via Anchieta, e comprovou a viabilidade da tecnologia a bateria para cargas pesadas em longas distâncias, com potencial impacto no futuro do transporte de cargas.

O veículo utilizado foi um cavalo mecânico elétrico 6×2 da fabricante chinesa Sany Irmen, modelo SE 437. Segundo a transportadora Gelog, que adquiriu o modelo para atender a metas de sustentabilidade da Syngenta, a viagem de mais de 250 quilômetros com uma carga tão pesada foi a primeira do tipo no Brasil, superando o desafio de autonomia e potência necessário para vencer a subida da serra.

A iniciativa está alinhada às metas de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) da Syngenta. O objetivo da empresa, conforme declarado, é reduzir em 38% as emissões de dióxido de carbono (CO2) até o ano de 2030, adotando alternativas de transporte com menor impacto ambiental.

O veículo tem autonomia de cerca de 350 quilômetros com a bateria de 437 kWh e capacidade máxima de tração de até 37.470 kg, de acordo com dados da marca.

Com informações da assessoria


Compartilhe!