Assim como acontece em outras cidades, São Bernardo também conta com o chamado “trabalho de busca ativa escolar” que tem como objetivo localizar e incentivar moradores que abandonaram os estudos a retomar a vida estudantil.
Neste semestre, ao menos 14 pessoas aceitaram o convite e ingressaram no 2º segmento da EJA (Educação de Jovens e Adultos), equivalente do 6º ao 9º ano. Segundo a Secretaria de Educação, a expectativa é que o número de matrículas continue crescendo até o fim de 2025.
A diretora da seção de Tutoria da EJA, Caren da Silva Martinez, destacou a importância do avanço. “Abrimos o segundo segmento em mais duas escolas, e isso é um ganho importante. É o resultado do empenho das equipes gestoras, professores e escolas, que têm se dedicado a fortalecer essa modalidade de ensino”, afirmou.
Além do ensino presencial, São Bernardo mantém o Polo de Educação a Distância (EaD) da EJA, instalado na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Neusa Bassetto, no Rudge Ramos. Atualmente, 31 alunos estão matriculados no formato remoto.