Reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande aponta que, de janeiro a agosto de 2025, a Rua José Versolato, em São Bernardo do Campo, registrou 49 furtos e roubos de veículos, a maioria motocicletas. O endereço é o campeão do município e figura entre os mais afetados da região, segundo dados da SSP
Na sequência aparecem a Avenida dos Estados, em Santo André, com 41 ocorrências, e a Rua Doutor Henrique Calderazzo, também na cidade andreense, com 35 casos. No total, a região somou 8.036 furtos e roubos de veículos nos oito primeiros meses de 2025, queda de 9% em relação ao mesmo período de 2024.
Especialistas apontam que vias com grande fluxo de pessoas e veículos, como centros comerciais, e rotas de fuga rápidas, atraem criminosos. A Rua José Versolato, por exemplo, concentra o Shopping Metrópole e várias empresas, enquanto a Avenida Manoel da Nóbrega, em Mauá, conecta a Avenida dos Estados à Capital, facilitando fugas.
Segundo a Polícia Militar, o policiamento preventivo e ostensivo atua em todo o Grande ABC, com reforço nas áreas mais críticas. Entre janeiro e agosto de 2025, houve queda de 28,6% nos roubos e 0,6% nos furtos, com mais de 2.600 veículos recuperados, 5.600 infratores detidos e 429 armas retiradas das ruas.


