O prefeito Marcelo Lima (Podemos), que reassumiu o comando da Prefeitura de São Bernardo do Campo após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), anunciou mudanças em seu secretariado. O advogado Carlos Roberto Maciel foi nomeado para chefiar a Secretaria de Justiça, substituindo Ronaldo Alves Vitale Perrucci.
De acordo com o Diário Oficial de 17 de outubro, o filho do novo secretário, Carlos Eduardo Maciel Reps, também foi nomeado para o cargo de assessor do gabinete do prefeito II. Ambos os atos ocorreram após o retorno de Lima ao cargo, no dia 10 de outubro.
Carlos Roberto já ocupou cargos de destaque na administração municipal, como secretário de Assuntos Governamentais e presidente da Fundação ABC durante a gestão de Orlando Morando (PSDB). Em 2018, ele deixou as funções após ser citado em investigações da Operação Prato Feito, da Polícia Federal, que apurou desvios de recursos de merenda escolar em municípios paulistas.
Segundo nota da Prefeitura de São Bernardo, Maciel é “advogado com vasta experiência técnica e política, com mais de 40 anos de advocacia”, e “não há contra ele qualquer condenação jurídica que o desabone”. O órgão afirmou ainda que a nomeação tem caráter técnico, com remuneração mensal de R$ 30.168,57, igual à dos demais secretários.
O processo em que o novo secretário figura como réu foi transferido para a Justiça Eleitoral em junho, após decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que considerou haver conexão com supostos crimes eleitorais. O caso segue em análise.
A Prefeitura não se manifestou sobre a nomeação do filho de Maciel. Segundo registros da Câmara dos Deputados, Carlos Eduardo já havia atuado no gabinete de Marcelo Lima durante o período em que o prefeito exercia mandato como deputado federal.


