STJ autoriza o retorno de Danilo Lima à presidência da Câmara de São Bernardo.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta quarta-feira (5) o retorno do vereador Danilo Lima (Podemos) ao cargo de presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. A decisão, assinada pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, acatou o habeas corpus apresentado pela defesa do parlamentar, que estava afastado há 84 dias por decisão judicial.
A defesa argumentou que os motivos do afastamento de Danilo eram os mesmos aplicados ao vereador Ary de Oliveira (PRTB), que já havia obtido decisão favorável no mesmo tribunal. Segundo os advogados, não há vínculo entre o exercício do mandato e as condutas investigadas na Operação Estafeta, tampouco risco atual à ordem pública ou à instrução criminal.
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca considerou desproporcional manter o afastamento de Danilo Lima, especialmente após a revogação da medida que havia retirado o prefeito Marcelo Lima (Podemos) do cargo. Segundo ele, seria incoerente permitir o retorno de quem é apontado como líder do grupo e manter fora do mandato quem exerce papel secundário.
Com a decisão, Danilo Lima reassume a presidência da Câmara de São Bernardo, retomando suas funções após quase três meses de afastamento.
MP-SP pede ao STJ novo afastamento do prefeito Marcelo Lima em São Bernardo. Leia Mais
Evento gratuito reúne carros clássicos no Outlet Premium Imigrantes em São Bernardo no dia 16 de novembro. Leia Mais
Hospital São Luiz é inaugurado em São Bernardo com 220 leitos e 1.800 empregos. Leia Mais
HU de São Bernardo inicia programa Lean para otimizar atendimento e reduzir tempo de espera. Leia Mais
Ação remove fios irregulares na Jurubatuba, Lucas Garcez e Brigadeiro Faria Lima. Leia Mais
Obra na Vila Chaminé integra o programa Minha Rua Nova e leva novo asfalto a seis vias do Nova Petrópolis. Leia Mais
O SÃOBERNARDO.INFO utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.
Saiba mais