São Bernardo garantiu R$ 800 mil do Governo Federal para modernizar e ampliar em 50% a capacidade do Banco de Alimentos municipal, após ficar entre os três melhores projetos do País no edital do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Segundo a Prefeitura, o investimento será aplicado em melhorias na infraestrutura, ampliação da capacidade operacional e modernização dos equipamentos da unidade, que atua no combate à fome e na promoção da segurança alimentar.
Com as obras, o Banco de Alimentos passará a distribuir 25,5 toneladas de alimentos por mês, ante as atuais 17 toneladas, beneficiando mais de 14 mil moradores. O número de retiradas de doações em empresas parceiras também aumentará, de 40 para 60 por mês.
O projeto prevê ainda a substituição da câmara fria, instalação de sistema de climatização e aquisição de novos materiais de triagem e armazenamento. Parte dos recursos será usada na criação de uma central de compostagem para transformar resíduos orgânicos em biofertilizantes, que serão destinados a agricultores locais.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, a conquista reflete o trabalho técnico e intersetorial desenvolvido pela cidade. “Fazemos parte da Estratégia Alimenta Cidades e seguimos avançando para garantir alimentação saudável e de qualidade para todos”, destacou.
O Banco de Alimentos de São Bernardo integra as ações da Prefeitura voltadas à redução do desperdício e ao apoio à agricultura urbana e periurbana, fortalecendo a economia local e promovendo sustentabilidade.


