Cotidiano

São Bernardo virou a capital do ônibus elétrico no Brasil?

A Eletra Industrial anunciou, durante a COP30, que o Brasil poderá ter a maior frota de ônibus elétricos da América Latina até dezembro de 2026. Segundo a empresa, 650 unidades já estão encomendadas para entrega até abril de 2026, principalmente para circular em São Paulo.

De acordo com a presidente da companhia, Milena Braga Romano, o país soma hoje 1.158 ônibus elétricos, sendo 62% produzidos pela própria fabricante. A executiva afirmou que novas encomendas estão em negociação e que esse volume deve impulsionar a posição brasileira frente a Chile e México.

A empresa informou que cerca de 80% dos veículos elétricos estão em operação na capital paulista, que em outubro atingiu a marca de 1.009 unidades. O milésimo veículo é um modelo Eletra de 15 metros e três eixos, operado pela Transpass na zona oeste da cidade.

Um relatório da Associação Nacional do Veículo Elétrico (ABVE), divulgado em agosto deste ano, mostra que a marca que tem o maior número de opções de ônibus elétricos já disponíveis no mercado brasileiro.

A Eletra anunciou que vai investir R$ 40 milhões para ampliar sua capacidade produtiva em São Bernardo do Campo. O recursos vão financiar a expansão da produção de chassis elétricos de 1.800 para 3.000 unidades anuais a partir de 2026.

Já é possível afirmar que, a cidade que já foi a capital do automóvel no Brasil, agora tornou-se a capital do ônibus elétrico no Brasil? Os dados parecem revelar que sim.


Compartilhe!