A Prefeitura de São Bernardo do Campo inaugurou a EMEB Eliane Gomes Quinonero no último sábado (29/11) na Vila São Pedro, marcando o lançamento da primeira creche do município e do Grande ABC a oferecer atendimento no período noturno. A nova unidade de ensino infantil integral está localizada no Complexo da Arena Caixa e disponibilizará um total de 132 vagas para crianças de 0 a 3 anos.
Do total de vagas, 30 serão dedicadas ao projeto-piloto de creche noturna, uma proposta do Plano de Governo da atual gestão municipal. Segundo a Secretaria de Educação, o horário estendido visa atender pais e responsáveis que trabalham ou estudam à noite. O horário de permanência da criança está em estudo, mas a previsão inicial é que o atendimento se estenda até as 22h ou 23h.
Com um investimento de R$ 7,7 milhões, a EMEB Eliane Gomes Quinonero possui 10 salas de aula com solário, refeitório, fraldários e lactários. A unidade conta, ainda, com um sistema de energia solar fotovoltaica. Segundo a Prefeitura, a nova creche inicia suas atividades em fevereiro, coincidindo com o começo do ano letivo de 2026. As matrículas terão início no mês de dezembro.
A escola homenageia Eliane Gomes Quinonero (1953-2024), que foi servidora da rede de ensino de São Bernardo, ocupando diversos cargos, incluindo o de secretária de Educação e Cultura. Seu marido, Juan Manoel Quinonero, esteve presente na cerimônia.
PROPOSTA DIVIDE OPINIÕES
A inovação proposta pela creche noturna tem gerado debate entre especialistas e moradores de São Bernardo. Enquanto a modalidade é vista por muitos como uma solução essencial para auxiliar mães e pais com jornadas de trabalho ou estudo no período da noite, permitindo a conciliação entre vida profissional e familiar, há uma vertente que levanta críticas.
Estes questionamentos se concentram, principalmente, na necessidade de rotinas e horários de sono regulares para o desenvolvimento saudável das crianças. Alguns educadores acreditam que não haverá ganhos pedagógicos, pois na maior parte do tempo, as crianças estarão cansadas. Nesse sentido, a creche funcionará apenas como “hotelzinho”, perdendo seu caráter educacional.

