Cotidiano Notícias

Famílias carentes de SBC recebem 3,8 toneladas de alimentos reaproveitados; saiba como doar

O Banco de Alimentos da Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta semana que 3,8 toneladas de alimentos que seriam descartados, apesar da boa condição para consumo, foram encaminhados para 2.789 famílias carentes.

O volume, segundo a administração municipal, é mais que o dobro da quantidade selecionada em janeiro do ano passado, quando foi repassada 1,2 tonelada para moradores em situação de risco social.

O total deste mês foi sido reforçado com o carregamento de 2,4 toneladas de tomate, proveniente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

O lote foi encaminhado por meio de um convênio para intercâmbio e compartilhamento de alimentos entre cinco cidades da região metropolitana de São Paulo (Capital, Guarulhos, São Bernardo, Mauá e Embu das Artes).

O Banco de Alimentos também mantém parceria para reaproveitamento de mercadorias da rede de mercados Cooperativa de Consumo (Coop), do hipermercado Carrefour e da fabricante de pães Wickbold.

Após o recebimento, os lotes coletados passam por um processo de refrigeração, seleção, embalo e etiquetagem, por parte da equipe do Banco de Alimentos.

Ao final do processo, cestas de alimentos são montadas e distribuídas, preferencialmente, entre famílias em situação de risco inscritas em programas sociais, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Assistência Social (Creas).

Interessados em realizar doações podem entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone: (11) 2630-6704.

Compartilhe!