População de São Bernardo se mobiliza contra ISS; Prefeitura silencia diante das reclamações

A Prefeitura de São Bernardo do Campo enviou para diversos moradores o carnê com a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviço) por serviços de melhorias ou expansão de residências, em boletos que chegam a R$ 15 mil. O documento não traz esclarecimentos sobre base de cálculo do recolhimento, o que gerou protestos na internet.

O ISS é uma das principais fontes de arrecadação da Prefeitura, ao lado do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). No fim de 2014, o atual prefeito, Luiz Marinho (PT) promoveu um pacote de aumento de impostos, aprovado pela Câmara Municipal. No ramo de construção civil foi registrada a maior alta da alíquota, saltando de 2,5% a 5%.

Há vários dias, moradores que receberam o carnê estão se mobilizando para um protesto nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, durante a sessão da Câmara, a partir das 9h.

Muitos utilizam as redes sociais para reclamar abertamente da cobrança, alegando desconhecimento e valor abusivo nas tarifas.

Há também aqueles que buscam apoio dos vereadores. Um dos líderes da oposição, Julinho Fuzari (PPS) centralizou as reclamações em seu gabinete. “Da minha parte vou encaminhar ofício ao prefeito, cobrando explicações, porque não há qualquer base para se fazer essa cobrança”, afirmou o parlamentar em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC.

Questionada, a Prefeitura de São Bernardo não respondeu aos e-mails encaminhados pelo SBC INFO. Nos canais oficiais no Facebook, também não consta nenhuma nota oficial sobre o tema.

Nesta terça-feira, o atual e o novo prefeito se encontraram para a primeira reunião de transição. Orlando Morando (PSDB) assume o Executivo a partir de 1º de janeiro de 2017.

Leia também:
Prefeitura de São Bernardo emite nota a respeito dos carnês de ISS
Carnê da discórdia: moradores protestam contra cobrança de ISS em São Bernardo
Marinho critica quem não quer pagar carnê de ISS

Leia também:

18 comentários em “População de São Bernardo se mobiliza contra ISS; Prefeitura silencia diante das reclamações

  • 8 de novembro de 2016 em 18:37
    Permalink

    Não podemos desanimar todos juntos somos mais forte tem que lutar até consegui anulação esse absurdo que estão cobrando da gente
    Prefeito cara de pau não quer sair de mãozinhas vazias ne

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 19:22
    Permalink

    Olá Pessoal, hoje eu passei na Rede Fácil – Centro de SBC, Primeiramente aquilo não deveria ser chamado de Rede Fácil e sim de Rede Burocrática e Super Demorada, já começa por ai. Você leva 3 horas para ser atendido, isto é, uma falta de respeito com o povo de São Bernardo. Talvez os Petistas de Merd@s não saibam disso. Pois bem, perguntei a atendente porque eu deveria pagar o ISS? ae ela explicou por motivos de construção na área… vamos supor, se colocou um telhado ou cobertura imposto em você, agora vem o mais impressionante, vamos supor que você tem um quintal aberto, e construiu uma casinha para o seu cachorro, o ISS da construção civil vai te mandar imposto pra você pagar a casinha do seu cachorro, é brincadeira? Não é eu que estou falando, foi a própria atendente da Rede “Fácil”. É UM ABSURDO! E por último perguntei para ela que base de cálculo foi feito para criar esse imposto? Ela não soube me responder, disse que eu poderia reaver o valor e seria analisado pela secretaria de finanças…. POIS BEM, UMA FALTA DE RESPEITO COM OS MORADORES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. SERÁ QUE OS PETISTAS DE MERD@S SABEM DISSO?

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 20:35
    Permalink

    Esta resposta é mais absurda ainda…..fui no rede fácil verificar uma correspondência que recebi, e fui informada que era um aviso de que o IPTU de 2016 ia aumentar, devido a construção que aumentou. Já que aumentou no iptu o que aumentei em meu terreno, pq agora tenho que pagar o iss em cima do que já estão recebendo. E ai da quero entender pq devo pagar iptu, iss, o caramba a quatro de um imóvel que é meu ? Prefeitura ñ concedeu terreno para eu construir e ficar pagando…..de saco cheio de tantos impostos e da falra de justiça para esse bando de corruptos !!!!

    Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 22:20
      Permalink

      Foi justamente isso que eu falei para a atendente do Rede “Fácil”… Como pode o prefeito cobrar esse ISS de Construção Civil se no IPTU já houve esse aumento? De 2015 para 2016 o meu IPTU dobrou de valor. E o prefeito não contente, quer que os moradores de São Bernardo do Campo paguem mais impostos, com uns valores pra lá de absurdos. Mais caro que o meu próprio IPTU. vê se pode isso! São uns Bandidos sem vergonha.

      Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 05:53
    Permalink

    Isso tudo é para arrecadar dinheiro e cobrir o rombo milionário da campanha eleitoral do PT, tanto que a primeira parcela já vence em Novembro, antes da transição de governo, até quando iremos engolir esses políticos nojentos e inescrupulosos enfiarem as coisas em nossas goelas abaixo…. revoltante!!!

    Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 07:16
    Permalink

    Eles alegam que nós humildes e pobres cidadãos contratamos engenheiros e empreiteiras para construirmos nossas casas. E qual a forma de medida sobre a cobrança? Houve residencias que a cobrança chega a quase R$8 mil

    Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 13:20
    Permalink

    Prefeito cara de pau, teve gente que recebeu esse carne e não teve nenhuma construção nos últimos 5 anos e a atendente da rede fácil disse que era só a pessoa ter como provar, Oiiiiii????? Isso é brincadeira não é???? Ou seja se não tiver como provar vai ter que pagar assim mesmo???? e até pela casinha do cachorro que tem um telhadinho bonito???? Onde vamos parar????

    Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 16:14
    Permalink

    Absurdo querer nos últimos momentos de mandato limpar de qualquer forma o bolso do contribuinte para pagar prováveis dívidas?

    Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 19:17
    Permalink

    FAz cinco anos que eu acabei minha casa ue trabalhei muitos fim semana mexendo concreto correndo a areia pedra agora tem imposto abisurdo sobre um coisa que nós fizemos

    Resposta
    • 10 de novembro de 2016 em 00:04
      Permalink

      Pois é, você fez por conta própria para defender sua casa contra os bandidos e assaltantes, coisa que a prefeitura de são bernardo do campo não é capaz de garantir a segurança dos moradores de são bernardo do campo. O que o prefeito quer é cobrar imposto da população de são bernardo do campo. com valores pra lá de absurdos. Como você próprio construiu a prefeitura entende que foi feito por terceiros, e é ae que você e todos nós se lascamos. E se não pagar o tal de ISS, eles te mandam pra cartório, são uns FPD´s… sem respeito nenhum com os moradores de são bernardo do campo.

      Resposta
  • 10 de novembro de 2016 em 18:13
    Permalink

    acredito que isso e ilegal! porque como podem cobrar este imposto em casas em areas manaciais, pelo motivo de que a maioria nao tem escritura definitiva do imovel!

    Resposta
  • 11 de novembro de 2016 em 21:34
    Permalink

    Antes de cobrar esse absurdo do moradores,pq não legalizar primeiro com desmembramento da área,Vila Vitória e outros bairros ,liberar escrituras,ai depois sim fazer as cobranças justas…
    Sr. Prefeito Luiz Marinho,m poupe com tanta roubalheira.

    Resposta
  • 22 de novembro de 2016 em 15:18
    Permalink

    Srs vereadores ,pedir voto até que não foi difícil e agora defender o povo contra a roubalheira deste maldito partido chamado PT ,como fica .

    Resposta
  • 22 de novembro de 2016 em 15:28
    Permalink

    Me lembro sr prefeito quando de sua visita em minha igreja acompanhando a celebração de uma missa..Não te conhecia e não votei no sr. Hoje vejo o quão certo fiz,e minha raiva e tão grande ,pois como aposentado,velho, portador de seria doença ,como posso pagar uma merda de um carnes que me rouba a metade do quê recebo.após mais de 6 anos que construí e com o alvará definitivo.Oque pretendes,com isto, justificar o que, Se tiver que pagar,vou pedir ajuda a alguém .e espero que o sr se expelida na vida.

    Resposta
  • 24 de novembro de 2016 em 23:03
    Permalink

    Ninguém falou mais nada sobre este carnê. Teremos que pagar de qualquer jeito. Políticos seja ela da situação ou da oposição são todos farinhas do mesmo saco. Os políticos só trabalham para os seus interesses, mas para o povo NADA! é só bucha! Mas quando vem as eleições os políticos saem igual baratas do esgoto, pedindo o seu voto, para depois extorquirem os moradores de são bernardo do campo…

    Resposta