Dono do jornal Diário do Grande ABC é preso novamente por corrupção

A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (17) o empresário Ronan Maria Pinto, dono do jornal Diário do Grande ABC e proprietário de linhas de ônibus na cidade de Santo André.

Ronan foi condenado a 14 anos de prisão em processo sobre suposta corrupção no setor de transportes de passageiros durante a gestão do prefeito andreense Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o empresário foi abordado pela polícia enquanto se preparava para uma cirurgia de hérnia no Hospital Albert Einstein.

Ronan foi preso em 2016 por ordem do juiz Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato, acusado de receber R$ 6 milhões em um empréstimo fraudulento do Grupo Schahin para o pecuarista José Carlos Bumlai. O dinheiro teria sido utilizado para evitar que o nome do ex-presidente Lula fosse envolvido no caso Celso Daniel.

À época, após pagar fiança, de R$ 1 milhão, o empresário foi solto, passando a utilizar uma tornozeleira eletrônica.

De acordo com o blog Diário do Transporte, do jornalista Adamo Bazani, os advogados de negam todos os crimes e devem recorrer da prisão nos próximos dias.

Compartilhe!