Notícias

Moradores de São Bernardo enfrentam infestação de pernilongos em diferentes bairros

Uma infestação de pernilongos vem incomodando moradores de diferentes bairros da cidade de São Bernardo do Campo.

No Rudge Ramos, por exemplo, de acordo com reportagem do jornal Metro publicada na segunda-feira (4), o problema se intensificou no início deste ano. A causa estaria no piscinão Vila Vivaldi que não possui proteção.

Em nota encaminhada ao Metro, a Prefeitura de São Bernardo informou que o piscinão é monitorado desde janeiro e que o local recebe tratamento químico com larvicida e inseticida mensalmente.

Moradores de bairros como Planalto, Alves Dias e Taboão, em contato com o SãoBernardo.INFO, também reclamaram do aumento no número de pernilongos nos últimos meses. Segundo eles, a falta de limpeza urbana e o aumento no número de obras iniciadas e abandonadas são os responsáveis pela infestação.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a biólogo Sirlei Morais, doutora da USP, explica que clima quente, água parada e vegetação alta favorecem a reprodução do inseto. De acordo com a especialista, o controle está diretamente relacionado ao monitoramento ambiental, sanitário e ecológico, com ações como limpeza urbana e poda da vegetação dos arredores.

Ainda segundo Sirlei, apesar de paliativos, inseticidas podem ajudar. Também são úteis telas em janelas, raquetes elétricas, spray inseticida e aparelhos repelentes de tomada.


Compartilhe!
  • 655
    Shares