Como uma das primeiras vias abertas na cidade, a “rua do Colégio São José”, no Centro de São Bernardo, é uma homenagem a José Luiz Fláquer, natural de Itú, onde nasceu no dia 1º de maio de 1854, sendo filho de dona Zelinda e Luiz Pinto Fláquer.
O Dr. Fláquer, como era conhecido, tinha ideias republicanas, combatia a escravatura e procurava ser justo em suas ações. Queria contribuir para melhorar a vida das pessoas.
Chegou à região logo após se formar médico, em 1879. Veio morar em São Bernardo e se destacou na luta para controlar a epidemia de varíola.
Foi eleito deputado federal em 1896 e reeleito em 1898. Nas eleições de 1904, voltou à Câmara Estadual, tendo sido reeleito três vezes.
O grande cargo político, no entanto, viria a 6 de novembro de 1910. Elegeu-se senador estadual. Pelo seu grande feito é nome de ruas em São Bernardo, Santo André e também nome de escola. Um busto foi erguido em sua homenagem na cidade vizinha.
Ele também foi um dos principais responsáveis pela elevação de São Bernardo a município no ano de 1889. Era irmão de Alfredo Pinto Fláquer, que também militava na política.
Dr. Fláquer faleceu no dia 5 de dezembro de 1924, deixando sete filhos.
Fonte/Fotos: Seção de Pesquisa e Documentação (Memória) de São Bernardo do Campo.