Cotidiano

Há 5 anos, governo assinava edital do Metrô do ABC

Uma antiga publicação no perfil do prefeito Orlando Morando (PSDB) no Facebook foi resgatada por internautas nesta semana.

Por meio da rede social, em 29 de janeiro de 2014, o tucano anunciava o lançamento do edital do Metrô do ABC. “A partir desse momento o sonho do Metrô no ABC se torna realidade. A nossa expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2014 e concluídas em 2018.”, diz a mensagem.

Passados cinco anos da assinatura do documento, Morando elegeu-se prefeito de São Bernardo do Campo e viu seu colega de partido João Doria assumir o governo estadual.

Durante a campanha eleitoral de 2018, quando os trilhos já estariam prontos, segundo as expectativas iniciais, Doria também fez a sua promessa: “A Linha 18 do Metrô vem, sim, para o ABC”.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC, em novembro do ano passado, a chegada do Metrô à região é anunciada desde 1975, ainda durante a implantação da Linha 01-Azul, que liga as zonas sul e norte da capital paulista.

O então governador Paulo Egydio Martins previu que os trens passariam pelo ABC, seguindo pela estrada de ferra Santos-Jundiaí, “em até três anos”.

Imagem: Reprodução / Facebook

Compartilhe!